SANTOS DUMONT

FAB celebra os 152 anos de Santos Dumont com homenagens por todo o país

Comemorações alusivas aos 152 anos de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira incluíram condecorações, atos cívico-militares e reconhecimento ao compromisso e dedicação de militares à Aeronáutica
Publicada em: 24/07/2025 15:44
Imprimir
Fonte: Organizações Militares da FAB, 2T BRUNA
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Bessa

Em diversas regiões do Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou cerimônias marcantes para celebrar os 152 anos de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont, reafirmando o legado e os valores do brasileiro que transformou a história da aviação mundial. Entre os dias 16 e 21/07, Unidades da FAB promoveram uma série de eventos que uniram homenagens e a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont, concedida em reconhecimento àqueles que se destacam pelo compromisso e dedicação à Aeronáutica.

GUARNE-NT

Na Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT), as comemorações iniciaram-se com uma programação cívico-militar integrada, que incluiu sessão solene na Câmara Municipal de Parnamirim (RN), onde foi instituída a Comenda Mérito Alberto Santos Dumont. A solenidade contou com a entrega da Medalha a 20 agraciados, além do tradicional Encontro dos Veteranos, que ressaltou o valor humano e histórico dos profissionais que contribuíram para a construção da FAB. O evento ainda homenageou o Suboficial Francisco Nunes Pinheiro com o Prêmio Brigadeiro Clóvis de Athayde Bohrer, em reconhecimento pelo atendimento humanizado dedicado aos militares e seus dependentes.

I COMAR

Em Belém (PA), o Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) presidiu uma cerimônia que reuniu autoridades civis e militares para homenagear os 152 anos de nascimento de Santos Dumont e os 80 anos do Vitorioso Regresso dos combatentes brasileiros da Segunda Guerra Mundial. Durante o evento, militares da Organização Militar (OM) receberam a Medalha Mérito Santos Dumont, simbolizando a honra e a gratidão da FAB àqueles que sustentam a história da aviação e o espírito de pioneirismo do Patrono da Aeronáutica Brasileira. O momento foi marcado por discursos que destacaram o compromisso com a preservação da memória do Pai da Aviação e dos heróis de guerra.

BAGL

No Rio de Janeiro (RJ), a Base Aérea do Galeão (BAGL) realizou uma solenidade, com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, entre outras autoridades civis e militares. O Comandante da BAGL, Marcell Barros de Paula, ressaltou que celebrar Santos Dumont é reafirmar valores essenciais, como inovação, patriotismo e coragem, que continuam a moldar a identidade da FAB. A cerimônia reforçou a importância do pioneirismo do Patrono da Aeronáutica Brasileira, cuja visão e determinação abriram caminho para a moderna aviação e consolidação da Força Aérea como referência global.

CINDACTA II

No Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), sediado em São Jose dos Campos (SP), foi realizada uma homenagem, com imposição da Medalha Mérito Santos Dumont a militares que se destacaram pelo profissionalismo e dedicação. O Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Regilânio Isaias Aguiar de Melo, que presidiu a cerimônia ressaltou que cada agraciado carrega o espírito de Santos Dumont, simbolizando coragem, amor à pátria e ao compromisso com a excelência na defesa e no controle do espaço aéreo nacional.

EEAR

Na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), sediada em Guaratinguetá (SP), a solenidade militar homenageou os 152 anos de nascimento do Pai da Aviação e agraciou militares com a Medalha Mérito Santos Dumont. O Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho, destacou o pioneirismo e a capacidade criativa do Patrono da Aeronáutica Brasileira, ressaltando que, mesmo que muitos não façam grandes invenções, o trabalho cotidiano dos especialistas dá suporte fundamental às missões da FAB. O evento celebrou o legado de Santos Dumont e a importância de reconhecer o empenho dos profissionais que mantêm a Força Aérea pronta para atuar com excelência.

BAMN

No extremo norte do país, a Base Aérea de Manaus (BAMN) foi palco de cerimônia presidida pelo Comandante do VII COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro, que enfatizou a grandeza e a visão futurista de Santos Dumont. A solenidade destacou a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont, honrando militares que se sobressaem na dedicação à FAB e que representam os valores de coragem e inovação legados pelo Patrono. O evento reafirmou o compromisso da Força Aérea em seguir os passos do visionário brasileiro, sempre mirando além dos limites aparentes.

GUARNAE-LS

Em Lagoa Santa (MG), a Guarnição de Aeronáutica realizou, no dia 21/07, uma cerimônia presidida pelo Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal, reunindo autoridades civis e militares, como o Comandante da 4ª Região Militar do Exército e representantes da Justiça. A solenidade incluiu o hasteamento da insígnia de Marechal-do-Ar e a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont a nove militares, reconhecendo dedicação, profissionalismo e compromisso com a missão da FAB. O momento reforçou os valores de pioneirismo e idealismo que orientaram a trajetória do Patrono da Aeronáutica Brasileira.

BAPV

Na Base Aérea de Porto Velho (BAPV), as comemorações ressaltaram a inspiração que o legado de Santos Dumont representa para as missões da FAB na Amazônia Ocidental. A cerimônia destacou a importância do espírito visionário do Pai da Aviação, que continua a orientar cada operação de defesa, cada ação humanitária e cada voo realizado pela Força Aérea na região. Ao celebrar os 152 anos do Patrono, a BAPV reafirmou seu compromisso com a excelência, a inovação e o dever de integrar e proteger o território nacional.

EPCAR

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), integrou as homenagens ao Patrono da Aeronáutica Brasileira com as celebrações dos 80 anos do Vitorioso Regresso, que marca o retorno dos combatentes brasileiros da Segunda Guerra Mundial. A cerimônia contou com a entrega das Medalhas Mérito Santos Dumont e Tempo de Serviço a militares da Instituição. Em suas palavras, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, ressaltou que a história de Santos Dumont inspira e fortalece o compromisso dos jovens que se preparam para defender os céus do Brasil.

COMGAP

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer é agraciado com a Medalha Santos- DumontE por fim, em cerimônia interna no Comando-Geral de Apoio (COMGAP), o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer foi agraciado com a Medalha Mérito Santos Dumont, em solenidade presidida pelo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta. O evento contou com a presença do Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos e outros Oficiais-Generais e autoridades religiosas, destacando a importância da fé como alicerce moral no ambiente militar e reconhecendo os relevantes serviços prestados pelo Cardeal à sociedade. O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer ressaltou o papel da Força Aérea Brasileira tanto  em  tempos  de  paz  quanto  em  momentos  de  necessidade: “Tenho grande admiração por todos os militares, por sua dedicação à Pátria, sempre presentes não só nos tempos de tranquilidade, mas também nos momentos em que prestam socorro em situações de urgência”, finalizou.

Textos: Tenentes Rafaella/ I COMAR, Sa Dias/ VII COMAR, Chiquini/ CINDACTA II, Amanda/ EPCAR e Bruna/ COMGAP; Suboficial Misael/ EEAR e Sargento Thiago Carvalho/ GLOG-GL

Fotos: Sargentos C.Maia/ I COMAR, Schuback /BAGL, Rodrigues/ CINDACTA II,  Flávio Lopes/ EEAR, A. Pardo/ BAMN e Valentim/ EPCAR; Cabo Meireles/ CINDACTA II e Soldado Paulo/ GUARNE-NT